quinta-feira, 6 de maio de 2010

NOVAS DA PIRAQUE

se você tem mais de 20 anos, com certeza deve ter visto aquelas embalagens vermelhas, com imagens de biscoitos reproduzidas em parametros geométricos da piraque. Pois é, depois de anos seguindo essa formula certeira, que vem trazendo junto com a marca um sinonimo de tradição, a marca dos nossos biscoitinhos nacionais ira mudar a embalagem de seus produtos para exportação. As imagens que antes abusavam da graça da geometria, disponto as imagens de maneira agrupada, agora partirá para o exterior com a mesma linha de reprodução de imagem, porém mais dispersas ao redor da embalagem.
O que bem poucos sabem é que quem criou e consagrou toda a identidade da Piraquê - embalagens, massas, caminhões, logomarca, etc., foi a artista plastica Lygia Pape, falecida em 2004, que entre os anos 1950 e 1970 criou vários cartazes e letreiros para o cinema novo, e que então, à partir de 1960 se dedicou à Piraque.
Lygia Page foi a responsavel pela criação de um novo conceito, posteriormente adotado por empresas extrangeiras. Antes dela, os biscoitos eram guardados em caixas ou latas padronizadas, independente de seu formato, Lygia Page desenvolveu um método próprio de cortar e colar o papel de embalo, assim, ele passou a envolver os biscoitos sem gerar sobras dos lados, acima ou abaixo. Os biscoitos passaram a ser empilhados verticalmente e o papel plástico apenas se sobrepunha a esta pilha, criando a forma que as embalagens de Maria, Maisena e Cream Crackers têm até hoje.
Lygia Page ajudou a formar a história do design de embalagens do Brasil. E agora, sem reconhecer não só a importância disso, mas também todo o trabalho extramamente efeciente da artista na criação de sua identidade, a Piraque está jogando fora também sua participação nessa história e mudando uma embalagem onde a tradição foi conceituada. Pode-se esperar, porém, que a Piraque reconheça o que pode ser um erro, e assim como muitas marcas ( não só alimenticias ), voltar aos seus conceitos iniciais e retomar sua embalagens, atendendo essa tendência "classic" do mercado atual.
Fica claro, então, o papel relevante que a arte tem na criação de uma marca e na sua fixação na mente de seus consumidores.

Autores:
THIAGO BATISTA DOS SANTOS
KELLY CAROLINA TRONCOSO ALDUNATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário