Resenha sobre o livro o Monge e o Executivo
O livro o Monge e o Executivo, é um livro sobre liderança, com narrativa muito envolvente, que nos conta a história de John Daily, um executivo bem-sucedido que passa por problemas de âmbito pessoal e profissional. Problemas com o chefe, a esposa e os filhos o levam ao limite do stress. É inscrito pela mulher em um retiro sobre liderança em um mosteiro. Lá, o monge que recebe o executivo é um importante empresário, que largou tudo para dar um novo sentido a sua vida. No início John é resistente com relação aos conceitos apresentados, mas aos poucos acaba refletindo sobre os ensinamentos apresentados.
A leitura de O Monge e o Executivo nos faz refletir sobre algumas questões importantes em nossa dia-a-dia como honestidade, confiabilidade, bom exemplo, compromisso e respeito as pessoas, a importância dos relacionamentos , pois liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através de pessoas. No mundo corporativo, sempre haverá tarefas a serem feitas e relacionamentos que devem ser bem estabelecidos para que tais tarefas sejam executadas de maneira adequada.
Outro aspecto importante abordado no livro, é a diferença entre Liderança e gerência, o verdadeiro líder exerce influência sobre as pessoas, ao passo que o gerente gerencia coisas, como o saldo de uma conta bancária ou outros recursos, mas nunca pessoas. A diferença entre poder e autoridade, exercer autoridade sobre as pessoas é a arte de convencê-las a fazer determinadas coisas de boa vontade.
Em resumo para o autor, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e, para tanto, necessário é saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontade e com uma forte dosagem de flexibilidade.
Consideramos a idéia do livro muito boa para ser aplicado a quem têm subordinados. Através desta narrativa, refletimos sobre conceitos fundamentais sobre liderança, a importância dos relacionamentos interpessoais e respeito as pessoas, com isso podemos melhorar o clima organizacional, manter a equipe muito mais motivada e aumentar a produtividade.
Autores:
THIAGO BATISTA DOS SANTOS
KELLY CAROLINA TRONCOSO ALDUNATE
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário