LEIS DE MARKETING
AFINADAS COM O CONCEITO ESTRATEGICOS E O PRINCÍPIO DE GAUSE
Leis da Liderança
É melhor ser o primeiro que ser o melhor.
Lei da Categoria
Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro.
Lei da Mente
É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado.
Lei da Percepção
O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.
Lei do Foco
Em marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente.
Lei da Exclusividade
Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente.
Lei da Singularidade
Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais.
Lei da Extensão de Linha
Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca.
Lei do Sacrifício
A fim de conquistar alguma coisa é preciso desistir de alguma coisa (trade-off).
Lei da Imprevisibilidade
Sem prever os planos do concorrente, é impossível prever o futuro.
Fonte: RIES, Al. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Makron Books, 1993.
As leis da liderança, da categoria, da mente, da percepção, do foco, da exclusividade, da singularidade, da extensão de linha, do sacrifício, da imprevisibilidade, são as que melhor representam o conceito strategos e o Princípio de Gause da Exclusão Competitiva. Elas reforçam as teorias de posicionamento estratégico de mercado e a de cadeia de valor, salientadas por Porter (1999), e, ao mesmo tempo, ressaltam a importância da mente do público-alvo no jogo estratégico e tático.
KELLY CAROLINA TRONCOSO ALDUNATE
THIAGO BATISTA DOS SANTOS
quinta-feira, 24 de junho de 2010
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